terça-feira, 10 de junho de 2014

ARTISTA EXPÕE SUA VAGINA EM MUSEU (por Bosco Silva)



O blog Inferno de Sade tem mostrado performances curiosas de artistas que misturam arte e sexualidade. Agora chegou a vez da artista Luxemburguesa Deborah de Robertis, que gerou bastante polêmica ao criar sua própria versão da obra do pintor francês Gustave Coubert, “L’origini du monde” (a origem do mundo), que retrata uma vagina. Para tanto a moça entrou na sala onde está o quadro, no museu d’Orsay, em Paris, se sentou diante da obra para em seguida abrir as pernas e mostrar em cores reais a sua versão do quadro pintado: sua vagina cabeluda, enquanto recitava o poema:
"Eu sou a origem.
Sou todas as mulheres.
Tu não me viste.
Quero que me reconheças.
Virgem como a água criadora do esperma"

O que gerou por parte dos funcionários do museu várias tentativas de interromper sua performance, e, do público, aplausos, como pode ser visto abaixo:


A artista plástica afirma que a provocação por si só, não lhe interessa. “Se ignoramos o contexto, podemos encarar esta performance como um ato exibicionista. Mas o que eu fiz não é um ato impulsivo. É pensado. Mostrando o meu sexo diante deste quadro, nesta sala, neste museu, recriou-se um novo quadro”.
Seja como for, ninguém negará que ela tenha dado uma versão bem pessoal do quadro, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...